26 outubro, 2010

Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social - ( 4 )

Caríssimos e estimados amigos na sequência dos posts que aqui tenho publicado por esta cruzada no ambito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Cabe-me hoje colocar mais um post sobre o tema, e aqui deixo um extrato de um texto do meu marido, e um vídeo que acho oportunos...

"(...)Sem rodeios e conforme todos já se aperceberam o nosso país, está à beira da falência e tudo porque a má governação, má gestão, corrupção e vaidade grassam na esfera política portuguesa!(...)
(...) Taxam-se à taxa máxima de 23% em IVA, bens essênciais, como leite enriquecido em cálcio e vitaminas, sumos de fruta, margarinas, óleos alimentares etc.  e pergunto eu, porque no vinho se mantém a taxa de 13%? É lamentável, e incompreensível como não só não foram capazes de prever esta situação, como pertendem aínda agravar mais com a imposição de medidas económicamente incorrectas de estagnação completa da economia, na medida em que o consumo interno cairá, gerando um aumento do desemprego, acompanhado de um aumento exponencial da pobreza, da miséria  e fome.
           Portugal não conseguirá nunca com este tipo de acções gerar riqueza e criar empregos, irá enfrentar sem dúvida mais uma recessão, (...)". Victor Simões em  A Voz do Povo
         
          É por causa da hipócrisia e mentira, que todas estas acções de luta combinadas pelos Governos nunca atingem os objectivos, restringem-se ao esforço de gente de boa vontade e dos próprios pobres, que são quem socorre os seus semelhantes. Vejamos Portugal assinou o protocolo e o compromisso de tudo fazer para reduzir ao máximo a pobreza e a exclusão social, que têm feito? Nada, vezes nada, para além das campanhas do Banco Alimentar, e de algumas Instituições de Solidariedade Social, tudo continua na mesma e agora só irá piorar. O Governo está prejudicando os pobres em toda a linha e hipotecando o futuro de muitas crianças e jovens, hoje mesmo ouvi uma série de barbaridades, entre as quais vão cortar no abono de família, no rendimento de reinserção social, na saúde e na educação, para além dos aumentos absurdos em bens de primeira necessidade... está tudo dito, haverá melhor forma de aumentar a pobreza? Parece-me que não!
         

           
        



20 outubro, 2010

Duplix - Os Sentidos // Enternecidos por Sãozita e Deia

Duplix por Saozita e Deia

 

          Estimados amigos, aqui fica mais um registo com o meu 1º Duplix, em parceria com a minha amiga Deia do blog Rumo à Escrita, que foi uma das minhas professoras nesta forma poética que até então não conhecia.
        E assim, o intercambio cultural, os conhecimentos e as amizades que se criam neste mundo virtual ultrapassam e saltam barreiras que seriam impensáveis, não fora as novas tecnologias da informação. Seria completamente improvável, fazer tantos amigos e interagir aínda que mediada pelo ecrã ( tela ) de um PC.
        Para os meus amigos que aínda não conhecem a Deia, passem também no blog desta amiga que vale a pena conhecer.
                         http://rumoaescrita.blogspot.com/





  Os Sentidos  // Enternecidos 

  Os sentidos, quais são? // Um olhar enrubescido

  Visão, audição, // uma mesura desmedida,

  Olfacto, gosto e tato. // E lá vai um beijo roubado



18 outubro, 2010

Entre partidas e chegadas



            Aqui está um selinho que me foi oferecido pela minha amiga Deia,do blogue Rumo à escrita  com um desafio, de efectuar um post referente à temática das partidas e chegadas! Este mesmo selinho, já deu a volta ao mundo e foi-me também co-atribuído pelas minhas amigas Marilú do blogue Devaneios e do blogue Na Casa do Ráu_Galeria de Selos e Prémios, este pequeno pormenor demonstra o quanto o mundo se tornou pequeno e global. Obrigado minhas amigas pela lembrança e carinho.

             Entre  o partir e o chegar, gosto de partir, rumo ao desconhecido, viajar e conhecer, visitar amigos, família e o desejo da chegada, vem com o regresso e a ansiedade da saudade da nossa casa, do nosso cantinho, enfim do nosso pequeno mundo. No fundo, apesar de gostar de partir em viagem, o que me dá mais prazer é o regresso e o almejado sossego do meu lar.


 Entre Partidas e Chegadas

Emigrante

Por vezes parto,
na incerteza do regresso.
À chegada...sinto a saudade,
que na partida já levei...
e na denúncia de um sentir,
deixo cair uma lágrima escorrida,
de um dia, em que para trás não olhei!
Deixei a minha terra,
a minha vida.
Em tom de jeito,
na lembrança trago memórias,
de uma vivência feliz,
que me é querida,
que gravo na alma e encerro no peito.
 Numa tristeza sentida,
denunciada, 
por força de uma lágrima atrevida,
a saudade do meu país!

 
                                                                                                     poema do meu marido Victor Simões.

12 outubro, 2010

Duplix PRIMAVERA, por Wanderley e Sãozita

          Caríssimos amigos, hoje estou muito contente, consegui fazer mais um DUPLIX, é o segundo que faço, sendo que o primeiro foi com a minha amiga Deia, mas aínda não publicamos, este foi com o nosso estimado amigo Wanderley do blog Novas Estações. Este gosto pelos Duplix's, surgiu-me depois de ver inicialmente os que a Sarita, a Deia, o Hod e outros fizeram e que tanto gostei! Entretanto as minhas amigas, Deia do blog Rumo à escrita e Sarita do blog Desnuda,  me explicaram como se fazia e cá estou eu a fazer este com o Wanderley.



 
 

  Primavera

Só porque é / florida

Primavera / é a estação

minha emoção / que pulsa

está  / com o coração

à  flor / que se sente

da pele. / dentro d'agente

Wanderley / Sãozita
 
            A história deste Duplix é muito engraçada, o nosso amigo Wanderley fez um poetrix, que publicou pela entrada da Primavera, e eu resolvi ensaiar o duplix e completei acrescentando um poetrix secundário, lhe sugeri no comentário ao post,  e o nosso  querido amigo gostou e lá combinamos a publicação da nossa parceria!
           O resultado foi o que aqui vos apresento. A internet tem destas coisas, criar pontes, estreitar laços de amizade e sobretudo ensinar e aprender. Quem diria, que algum dia teria tantos amigos e interagia com tanta gente, que arranjaria amigos a milhares de kilómetros de distância e em azimutes tão diferentes?
          Gostaria que visitassem e conhecessem o blog do Wanderley, vale a pena conhecer este blogger amigo!

07 outubro, 2010

Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social - ( 3 )


“Toda a pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.”

(Artigo XXV / Declaração Universal Dos Direitos Humanos )






Estatísticas da Fome

            A Terra é actualmente habitada por cerca de 6,7 mil milhões (bilhões) de pessoas.
"Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo, mil milhões ( bilhão ) de pessoas a passam  fome, 30 mil crianças morrem de fome por dia, 15 milhões por ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual, 1,3 mil milhões de pessoas no mundo não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anémicas e estão abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo. A cada dia que passa mais 275 mil pessoas começam a passar fome no mundo."  Márcio Demari ( Planeta de Voluntários )




   
       
         "A partir do primeiro trimestre deste ano, os lucros das empresas dispararam entre vinte a mais de cem por cento ( Financial Times, 10/Agosto/2010, p. 7). Na realidade, os lucros das empresas subiram mais do que antes do início da recessão em 2008 ( Money Morning, 31/Março/2010).
As taxas dos lucros estão a subir em vez de descer, principalmente entre as maiores empresas ( Consensus Economics, 12/Agosto/2010). O acréscimo dos lucros empresariais é consequência directa do agravamento das crises da classe trabalhadora, dos funcionários públicos e privados e das pequenas e médias empresas.
No início da recessão, o grande capital eliminou milhões de postos de trabalho conseguiu recuos dos sindicatos, beneficiou de isenções de impostos, de subsídios e de empréstimos praticamente sem juros dos governos. (...)
          Quando a recessão bateu no fundo temporariamente, os grandes negócios duplicaram a produção com a restante mão-de-obra, intensificando a exploração (maior produção por trabalhador) e reduziram os custos passando para a classe trabalhadora uma fatia muito maior dos encargos com os seguros de saúde e com os benefícios de pensões a aquiescência dos responsáveis milionários dos sindicatos. O resultado é que, embora as receitas tenham diminuído, os lucros subiram e os balancetes melhoraram ( Financial Times, 10/Agosto/2010). Paradoxalmente, os directores-gerais utilizaram o pretexto e a retórica das "crises" oriunda dos jornalistas progressistas para impedir os trabalhadores de exigirem uma fatia maior dos lucros florescentes, ajudados pela reserva cada vez maior de trabalhadores desempregados e sub-empregados como possíveis "substitutos" (amarelos) no caso de acções de protesto. (...) 
Prof. James Petra ( Sociólogo ) in Global Research

          Efectivamente os lucros dos capitalistas estão em crescendo em contrapartida, a miséria e a fome globais aumentam e as metas de desenvolvimento para o milénio  com programa até 2015  nunca mais serão cumpridas e na prática, o que acontece é um agravamento! O que está actualmente a verificar-se é que os detentores do capital, controlam o mundo pelo poder desse mesmo capital, que afinal é quem institui ou destitui governos e por essa via, forjam as respectivas legislações a seu belo prazer de forma a continuarem senhores do mundo para perpectuarem o poder enriquecendo cada vez mais por via da exploração dos trabalhadores. Os políticos, não são mais que serviçais do poder económico!

                                                                        confrontos

06 outubro, 2010

24h Pelo combate à Pobreza e Exlusão Social ( 2 )

“24h pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social é uma iniciativa que pretende assinalar o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.
Hoje dia 6 de Outubro 2010 vão decorrer em simultâneo várias actividades espalhadas pelo País promovidas por diversas Organizações de Solidariedade Social com o objectivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efectivas violações dos mais elementares Direitos Humanos." calendário/hoje .

Caríssimos amigos, conforme o que me propus, e no seguimento da minha adesão a este evento, para o post de hoje quero aqui deixar-vos um lindo soneto de um jovem poeta brasileiro,  Ederson Peka que mostra muito talento.


Poderia Ser Eu

Há milhões perambulando nas ruas

Na falta de um lar pra chamar de seu:

A noite fria queima a pele nua...

-Poderia ser eu...


Presos de uma moderna escravidão;

Gente que não sabe por que nasceu;

Miséria externa, interna solidão:

-Poderia ser eu...


Só vendo a dor, sem chance de amanhã,

Sem esperar mais dessa vida vã

Do que a liberdade do último adeus...


Ah, Deus! São meus iguais, meus semelhantes!

Minha ingratidão é tão humilhante...

-Poderia ser eu!

 
          E porque poderiamos ser nós, imaginemo-nos no lugar dos que nada têm, imaginemo-nos sem um teto, imaginemo-nos corridos, marginalizados e excluídos, por uma sociedade vil, despojada de sentimentos e sobretudo num mundo cão, este em que vivemos!
         O que sentiriamos, ao não ter meios para sustentar nossos filhos, não ter agasalhos para o frio, não ter o que possamos chamar de um lar! O que sentiriamos, não ter recursos básicos para que possamos viver com o mínimo de dignidade?
         Eu só posso sentir raiva, angustia e dor! Raiva sobretudo por saber que quem alguma coisa pode fazer, nada faz. Angustia porque me desespero e sinto que, sózinha não consigo mudar o mundo. Dor, por ver tanta gente que sofre e obrigada a estender a mão à caridade, na miséria das suas vidas!
        Alheios a tudo isso, ignorando ou virando a cara para o lado, todos nós cidadãos deste mundo que se diz civilizado, mas que continua a permitir que a desigualdade se mantenha ou agrave, que continua a esbanjar surpérfluamente, quando há gente que morre  de fome e nem direitos tem, direitos esses que conferidos por carta dos Direitos Humanos, são vilmente atropelados quando se é pobre!
        É por tudo isto que acho que a consciencialização vale a pena, e porque aínda acredito que o mundo pode melhorar, não desistirei do meu propósito de contribuir com a minha parte, na modéstia das minhas limitações e posses.

Sãozita



"Eu nunca deveria ter por garantidas
 Minha saúde e prosperidade,
Quando sei que eu poderia ter sido aquele
Sem ninguém pra me resgatar..."  
                                         Wayburn Dean e Keith Lancaster

05 outubro, 2010

Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social - 1





           Caros e estimados amigos, iniciou-se ontem 4 de Outubro um programa de luta contra a pobreza que estará nas ruas dos Estados-membros da UE ( União Europeia ),  até domingo com diversas iniciativas, como animações, marchas e música, promovidas por organizações não governamentais, no âmbito do Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social, que por sua vez se enquadra no plano do Objectivo do Milénio.

           No próximo dia 6 de Outubro 2010, numa acção denominada, " 24h Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, vão decorrer em simultâneo várias actividades espalhadas pelo País promovidas por diversas Organizações de Solidariedade Social com o objectivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efectivas violações dos mais elementares Direitos Humanos.

           Por uma boa causa me associo ao evento, em consciência colaboro enquanto cidadã e dentro das minhas limitadas e modestas possibilidades. Acredito na boa vontade de todas as organizações não governamenais que se juntaram em parceria e é por toda a gente de boa vontade e porque algo tem de ser feito, que assumo a minha cota parte exercendo o meu dever de colaborar, começando pela disponibilização do meu blogue durante esta semana para a temática da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social. 

Conto com a especial colaboração e ajuda do meu marido, na colocação diária de um post, sem a qual não conseguiria manter uma publicação diária.

           Estão assim convidados todos os meus amigos bloggers a associarem-se a esta luta, que é de todos, por uma sociedade mais justa, igualitária e dignificante da condição humana.

Não acredito na disposição séria dos políticos Europeus e muito menos nos políticos portugueses, daí que este meu trabalho incluirá também a denuncia das medidas que irão aumentar o desemprego e consequentemente a pobreza em Portugal, nos próximos anos!

Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.
 



"A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de factores:
Fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades.

Fatores económicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.

Fatores sócio-culturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população.

Fatores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças.

Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas.

Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político.

Insegurança: guerra, genocídio, crime."  in wikipedia/Pobreza


Consequências da Pobreza


" Muitas das consequências da pobreza são também causas da mesma criando o ciclo da pobreza. Algumas delas são:
Fome.

Baixa esperança de vida.

Doenças.

Falta de oportunidades de emprego.

Carência de água potável e de saneamento.

Maiores riscos de instabilidade política e violência.

Emigração.

Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis.

Existência de pessoas sem-abrigo.

Depressão. " in wikipedia/Pobreza







Este trabalho terá continuidade diária até dia 10 de Outubro.

Bjs

Sãozita

04 outubro, 2010

Agradecimento


Queridos e estimados amigos, quero aqui deixar o meu agradecimento a todos, pelo carinho e amizade aqui traduzido nas mensagens que me deixaram na passagem deste meu aniversário! Ofereço a todos o ramo de rosas que está exposto acima.


A amizade e carinho é algo que sentimos e que nos faz felizes, por sabermos que temos sempre alguém com quem partilhar os nossos sentimentos, alegrias e tristezas. A todos (as) pela sua presença e manifestação de carinho, o meu muito obrigado.

Lembranças em registos muito lindos que me ofereçeram...




Da minha querida amiga Mariazita, do blogue a casa da mariquinhas que me presenteou com um clip de vídeo que está no post anterior, este é o registo de imagem de entrada do mesmo. Obrigado minha amiga.


              Da Ana, minha cunhada do blogue Ave sem Asas,  este lindo selinho. Obrigado Ana pela lembrança, adorei ficou muito bonito.



  Da minha amiga Irene  do blogue m@myrene, este também lindíssimo selo que irá enfeitar como registo de carinho e amizade a minha galeria. Obrigado amiga!




 Da minha amiga Ná do blogue Na Casa do Ráu, este lindo selo
comemorativo do meu aniversário. Obrigado Ná, pelo carinho e amizade com que me presenteias.



Da amiga Mariz do blogue "Sou pó e luz". Obrigado Mariz, pela lembrança que aqui registo e que irá para a minha galeria a assinalar esta passagem de mais um aniversário.


Também vos quero presentear com um lindo poema de Saint - Exupéry, um dos meus predilectos!


ACASO

"Cada um que passa em nossa vida,

passa sozinho, pois cada pessoa é única

e nenhuma substitui outra.

Cada um que passa em nossa vida,

passa sozinho, mas não vai só

nem nos deixa sós.

Leva um pouco de nós mesmos,

deixa um pouco de si mesmo.

Há os que levam muito,

mas há os que não levam nada.

Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,

e a prova de que duas almas

não se encontram ao acaso. "



                                                                                                      Antoine de Saint-Exupéry
 
Beijos com carinho e amizade.
 
Sãozita

01 outubro, 2010

E como não há uma sem duas... Juntamos nossos aniversários

Queridos amigos, e como não há uma sem duas, hoje recebi  com muito carinho, esta lembrança da  Mariazita, pela passagem do meu aniversário!


Obrigado minha querida amiga, recebe mil bjs com muita amizade e carinho.

                                        
                                            x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

             30 de Setembro de 2010



Caríssimos amigos e leitores, aqui registo esta lembrança para a minha querida amiga Mariazita, do blogue " A Casa da Mariquinhas "  que hoje comemora o seu aniversário. " A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio de viver e fazer todo o sonho brilhar" FELIZ ANIVERSÁRIO! Um grande beijinho e muitos PARABÉNS.






international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails