17 maio, 2011

Violação

O director do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, foi detido neste sábado em Nova York, nos Estados Unidos, por delito sexual. Segundo o jornal The New York Times, Strauss-Kahn foi formalmente acusado de atacar sexualmente uma funcionária de um hotel. Agressão sexual, sequestro e tentativa de violação (por sodomização), levaram o FBI a detê-lo 10 minutos antes de partir para Paris, no avião da Air France no aeroporto! 
Por muito mal que se diga dos EUA, neste aspecto estão muitos anos à nossa frente, em casos de tentativa e/ou violação, os criminosos são bem punidos, poderá ir até 74 anos de prisão. Em Portugal a pena vai de 3 a 10 anos, não conheço nenhum caso, que tenha sido exemplarmente punido.
            Não sei se este caso de  Dominique Strauss-Kahn é uma trama, se é verdadeiro, a ver vamos! Em todo o caso, já não seria a primeira vez, que este homem molesta alguém sexualmente, servindo-se da sua posição social e poder. Estes sujeitos, julgam-se intocáveis, são compulsivos e perdem a capacidade crítica, há que interná-los, em último instância castrá-los quimicamente para não atentarem mais contra a dignidade de alguém!

 Nem de propósito, fiquei estupefacta com a decisão do Tribunal da Relação do Porto, no caso do psiquiatra João Villas Boas, acusado de violar uma paciente grávida de 34 semanas. Os factos remontam ao Verão de 2009. O médico, de 48 anos, e com consultório privado na Rua de Gondarém, na Foz, seguia há algum tempo a paciente que sofria de depressão. Terá sido nessa altura que o psiquiatra aproveitando-se do estado emocional da mulher, de 30 anos, a violou.


No próprio dia, a mulher terá apresentado queixa contra o médico na esquadra da PSP e dali foi encaminhada para o Instituto de Medicina Legal do Porto onde efectuou exames médico-legais, tendo sido colhidos todos os indícios que pudessem comprovar a violação. A investigação da PJ levou depois alguns meses até à detenção mas foram determinantes os testes de ADN e os vestígios biológicos pertencentes ao agressor e encontrados na vítima.

Agora e segundo o Tribunal da Relação do Porto, o réu foi absolvido,  pois os actos não foram suficientemente violentos, apesar de este forçar a vítima a ter sexo com base em empurrões e puxões de cabelo.
O tribunal deu como provado os factos, que têm início com a vítima a começar a chorar na consulta e com o médico a pedir para esta se deitar na marquesa. O psiquiatra começou então «a massajar-lhe o tórax e os seios e a roçar partes do seu corpo no corpo» da paciente, como se pode ler no acórdão.

A mulher, que estava grávida e numa situação de fragilidade psicológica, levantou-se e sentou-se no sofá, tendo o médico começado a escrever uma receita. Quando voltou, aproximou-se da paciente, «exibiu-lhe o seu pénis erecto e meteu-lho na boca», agarrando-lhe os cabelos e puxando a cabeça para trás, enquanto dizia: «estou muito excitado» e «vamos, querida, vamos».

A mulher tentou fugir, mas o médico «agarrou-a, virou-a de costas, empurrou-a na direcção do sofá fazendo-a debruçar-se sobre o mesmo, baixou-lhe as calças (de grávida) e introduziu o pénis erecto na vagina, até ejacular».

Para o colectivo de juízes, o arguido não cometeu o crime de violação, porque este implica colocar «a vítima na impossibilidade de resistir para a constranger à prática da cópula». Diz o acórdão que para que tal acontecesse era preciso que «a situação de impossibilidade de resistência tivesse sido criada pelo arguido, não relevando, para a verificação deste requisito, o facto de a ofendida apresentar uma personalidade fragilizada».

O colectivo de juizes considera que o «empurrão» sofrido pela vítima por acção física do arguido não constitui «um acto de violência que atente gravemente contra a liberdade da vontade da ofendida» e, por isso, «impõe-se a absolvição do arguido, na medida em que a matéria de facto provada não preenche os elementos objectivos do tipo do crime de violação».

Mas um dos três juízes, José Manuel Papão, não concorda com a absolvição e juntou ao acórdão uma declaração de voto em que considera «que a capacidade de resistência da assistente estava acrescidamente diminuída por estar praticamente no último mês de gravidez, período em que se aconselha à mulher que na prática de relações sexuais observe o maior cuidado para evitar o risco da precipitação do trabalho de parto». in Jornal Sol

Meu Deus, em que Mundo estamos nós? Esta é uma vergonha, para um Tribunal, para um país que se diz democrático... esta é sem dúvida uma mostra da corrupção e incompetência da  Justiça Portuguesa, será que juízes destes interessam? Creio que não, há que avaliar a capacidade e idoneidade destes senhores, como reajiriam se fossem as suas mães, mulheres e ou filhas as vítimas?




Deixo-vos com um poema da poetisa Brasileira, Ivone Landim a propósito do tema Violação!

VIOLAÇÃO

Num tempo mínimo

de um tapa.

Na distância de um empurrão...

Nos gritos,

Nas injúrias,

Nos sussurros que difama...

Na penetração forçada,

Na calcinha rasgada,

No gozo da carne sacrificada.

 Ivone Baptista Landim é poeta, professora de Literatura do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública de educação e ativista cultural da Baixada Fluminense. Participou do grupo poético Desmaio Públiko, edita o fanzine Entrelinhas e fundou em 2008 com Dida Nascimento, Marcio Rufino, Jorge Medeiros, entre outros poetas da Baixada Fluminense o grupo cultural Pó de Poesia que tem na performance poética sua principal linguagem.

13 comentários:

Marilu disse...

Querida amiga, esse médico era o top de linha da reprodução assistida no Brasil, e veja o que ele fez...
Em liberdade, apesar da condenação de 270 anos de prisão, o médico Roger Abdelmassih pode estar no Líbano e sob a proteção das leis daquele país, que não mantém um acordo de extradição com o Brasil. Investigações da polícia indicam que o médico, que abusou sexualmente de 37 pacientes, entrou no Paraguai, de lá foi ao Uruguai onde, com um passaporte falso para o Líbano. Conheça um pouco da história do médico que chocou o Brasil. Ele está desaparecido há quatro meses.
As mulheres tem que denunciar qualquer tipo de abuso, chega de sermos violadas, maltratadas, tem que colocar esses tarados na cadeia. Tenha uma linda semana. Beijocas

Ives disse...

Quantos absurdos neste país hein, mas tudo vai mudar se o povo lutar pelos seus direitos, e a internet vai ajudar, se não ficar nas mãos de um ou dois, como ocorre, abraços

Desnuda disse...

Querida maninha do coração,

A indignação tomou conta da minha essência, meu espírito está agitado, rebelde ante esta covardia abominável. É revoltante!

Aqui um famoso e rico médico de S. Paulo abusou sexualmente de 37 pacientes! O médico Roger Abdelmassih, um dos maiores especialistas brasileiros em reprodução assistida,enrolou, enrolou, foi preso, condenado a 278 anos de prisão e encontra-se foragido, atualmente.

Ivone Landim é uma amiga querida e poeta de primeira linha. Um talento grandioso! É ligada, como você disse a grupos de poesia e tem diversas poesias suas musicadas. É fundadora do grupo Pó de Poesia que também faz parte o nosso amigo Arnoldo Pimentel do blog Ventos na Primavera e outros. Fiquei felicíssima de ler um poema de Ivone no seu maravilhoso blog, Saozita! Uma bela e agradável surpresa. Obrigada!


Carinhoso beijo amiga.

Lindalva disse...

Olá querida teu voto foi computado com sucesso no Pena de ouro, espero que participes de todo o evento. beijos no coração!

Arnoldo Pimentel disse...

Muito bom seu blog, gostei muito do texto e fiquei muito feliz por encontrar aqui um poema da Ivone Landim, minha parceira do grupo cultural Po-de-Poesia, é muito bom quando encontramos parceiros como a Ivone. Parabéns.

Mariazita disse...

Filhotinha querida
Casos destes causam-me sempre uma enorme raiva, fruto da sensação de impotência perante situações contra as quais não tenho qualquer poder.
O que é que acontece nos casos de violação? Há sempre um elemento muito mais forte (o homem) que exerce violência, valendo-se da sua superioridade física, sobre um ser mais fraco (a mulher) - isto nos casos típicos de violação, que também pode ser exercida sobre rapazinhos, como é sabido.
As leis vigentes são feitas por homens; por isso, por muito ridículo que seja, prevalece esse pormenor de que a vítima tem que estar completamente manietada, etc., etc., etc.
Daria vontade de rir, se não fosse tão trágico.

A mim só uma solução me faria feliz - a ablação, pura e simples, radical, do elemento prevaricador - o pénis e acessórios.
Por mim transformava esses tarados em eunucos, e ponto final.

Desculpa, querida, escrevi um comentário quase do tamanho do post:))))
É que este assunto põe-me fora de mim...

Beijinhos mil da tua
Mamy

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Hoje é a segunda vez que leio sobre o assunto tão repugnante... vamos denunciar sim!!!
Ninguém merece ter o seu direito com pessoa violado...
Bjs de paz e ótima semana.

MARILENE disse...

Não consigo sequer mensurar o tamanho de minha indignação. Se é que isso seria possível. Infelizmente, esse tipo gravíssimo de crime tem contado com a complascência inadmissível de magistrados, que passam a requerer infindáveis comprovações para um convencimento que obviamente já têm.
E eu me pergunto, como fez: agiriam da mesma forma se a vítima tivesse alguma relação de parentesco com eles, ou com alguém de seu relacionamento pessoal?

O poema é lindo, não obstante a tristeza que nos abate com essa matéria.

Bjos e parabéns pela postagem!

Luis disse...

Minha Querida Amiga Sãozita,
Não tenho palavras para tão miserável comportamento! A falta de valores e Princípios está a originar e a mostrar a "BESTA" que nós somos!Não sei mais que dizer!
Um beijinho muito amigo e solidário.

Lindalva disse...

Olá nova amiga senti teu perfume em minha Ilha e que perfume FOSTE A CENTÉSIMA SEGUIDORA DA ILHA :-) amanhã postarei um selo pela marca e te oferecerei um mimo especial.. Vim te avisar que amanhã começa a 2ª fase do 4º pena de Ouro, conto com a tua participação para escolher a poesia que mais te emocionar e não esqueça para validar teu voto tens que anotar a url do teu blog. Beijos no coração!

vieira calado disse...

Portugal não é um país de brandos costumes,

como se prova.

É sim, um país de idiotas!

Bjjsss

Will Lukazi disse...

Olá! Tudo bem contigo ?

Tenho o prazer de informar que o teu BLOG foi indicado pela Mariazita, do Blog ‘A Casa da Mariquinhas com Lírios e Histórias ‘http://acasadamariazita.blogspot.com/, para concorrer ao Selo BLOG DA SEMANA em votação que se inicia dia 23/05/2011 às 20:00, horário de Brasília e ficará aberta durante todo o dia 30/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL http://wwwwillblog.blogspot.com, idealizador do Selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências,bem como expandir os conhecimentos em relação aos habitantes e amigos da Blogosfera.
A ferramenta de votação se localizará e estará disponível do lado esquerdo( sidebar) do BLOG DO SUPER WILL, logo abaixo dos SEGUIDORES. Caso queira seguir mais de perto a votação basta nos adicionar no Twitter http://twitter.com/#!/lukazi/
Facebbok http://www.facebook.com/profile.php?id=100001551921121
ou no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=15499608365589745089
E obtenham comentários, resultados parciais e notícias em tempo real.

O Blog vencedor será anunciado dia 31/05/2011, no encerramento da votação. Como premiação ganhará um Selo personalizado, uma descrição sobre seu Blog, com direito a uma parte do próprio layout de seu Blog e um Depoimento valorizando ainda mais esta suada conquista, ambos na página BLOG DA SEMANA. Além disso será divulgado por 7 dias na página principal do BLOG DO SUPER WILL logo na parte de cima do , onde ao clicarem na imagem de um selo extra-ofical do layout de seu blog serão imediatamente redirecionados a ele.

Por gentileza, favor nos cientificar que recebeu essa mensagem através de um comentário no Mural de Recados do BLOG DO SUPER WILL .
Informamos também que você pode se manifestar contra a sua indicação antes do início da votação através de nosso e-mail superwill1000@hotmail.com, como desejar, não sendo necessário expor suas razões, caso não queira. Imeditamante prolongaremos os prazos e contactaremos a Mariazita, que nos indicará um outro Blog substituto.

Outras informações na página BLOG DA SEMANA no BLOG DO SUPER WILL http://wwwwillblog.blogspot.com
Prestigie e divulgue essa idéia !
Ao final da votação, independente do resultado, garantimos que sua Blogosfera se expandirá e jamais será a mesma.
Não deixe de participar dessa homenagem àqueles que de alguma forma contribuem para a vida inteligente e pensante na REDE. Você e seu Blog estão, sem dúvida nenhuma, incluídos entre eles.


E como de costume após ler e degustar um pouco de seu Blog, informo também que estou seguindo-o e visitarei mais vezes.
Parabéns pela indicação e boa sorte!!!


PEDIMOS AGORA LICENÇA PARA INFORMAMOS O SEGUINTE:

Informamos aos nossos amigos Seguidores de que o Blog do Super Will está concorrendo ao TOP BLOG 2011 e estamos pedindo seu voto ao clicar no Banner azul TOP BLOG localizado no lado esquerdo do blog, logo em cima. Lembrando que após votar é preciso que confirmem o voto através do link de confirmação que virá em seu e-mail, tá bom.
Desde já agradecemos e nos sentimos muito honrados por mais esta honra!

Nosso muito obrigado!!!

Will Lukazi disse...

Olá minha amiga!

Passando para informar de que a votação Blog da Semana terá INÍCIO amanhã 24/05 ( meio-dia, horário de Brasíilia)até durante todo o dia 31/05. A Prorrogação se deve à desistência de 02 blogs e a chegada dos novos indicados que precisam ser avisados e dado a eles os prazos para cientificação e/ou não aceitação.

Grato pela compreensão !

Respeitosamente,

Will Lukazi

international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails