08 abril, 2012

A Páscoa

Postal feito pelo meu filho Nuno Filipe
Infantário de Gondim
         Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs, (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
         No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pesah. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Trabalho do meu filho João Pedro
Infantário de Gondim
        Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII. Porém, é importante mencionar que Ishtar é cognata de Inanna e Astarte (Mitologia Suméria e Mitologia Fenícia), ambas ligadas a fertilidade, das quais provavelmente o mito de "Ostern", e consequentemente a Páscoa (direta e indiretamente), tiveram notórias influências.
Trabalho do Nuno Filipe
Infantário de Gondim
          A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

Para além da celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, actualmente a Páscoa é também motivo de encontro e reunião da família, é pois uma festa da família.
 Quero pois deixar aqui a todos os amigos e visitantes o desejo de uma Boa e Feliz Páscoa, com saúde e muita harmonia.

6 comentários:

Unknown disse...

Sãozita, boa noite!
E , como manda a tradição, este foi mais um ano em que passámos a Páscoa em família. Convívio, Harmonia, amor e amizade, não faltaram e por tudo isto, vivemos mais uma Páscoa especial!

Beijinho,
Ana Martins

Rogério G.V. Pereira disse...

Obrigado

Para mim é o pretexto que bem refere no seu texto: a reunião da família. Deixei-lhe uma amêndoa...

Deia disse...

Saozita, estava com saudade! E que boa data para vir, justamente na Páscoa! Que seu domingo tenha sido rodeado por seus amores e que a graça do Senhor tenha sido abundantemente derramada sobre vocês! Um beijinho, Deia.

Mariazita disse...

Minha querida filhotinha
Ontem, como sabes, fomos passar o dia a csa da Paulinha.
Foi uma reunião de família, onde houve Paz e Amor (Os 16 elementos da reunião não guerrearam entre si rsrsrsrsss).
Isto é para te dizer que vim tarde para casa e só hoje vi o teu post.
É uma boa postagem, com informação bastante mas sem saturar... ( é muito importante não cansar quem lê..) e que pode esclarecer muitas dúvidas.
Mas... desculpa, não posso deixar de dizer que o que mais me encantou foram os "trabalhinhos" dos nossos meninos no Infantário.
Até o Nuninho, tão pequenino, conseguiu presentear-vos com um cestinho de ovinhos.
Acho que foi uma ideia excelente fotografá-los, não só para nós também podermos vê-los, mas também para guardares para eles verem mais tarde, quando forem crescidos.
Eu tenho guardados imensos "trabalhos" que os meus filhos fizeram quando eram pequeninos, e agora eles gostam de os ver. "Um dia" serão para eles...

Queridinha, espero e desejo que tenhas tido uma Páscoa feliz, junto dos teus familiares.
E que a semana seja muito boa.

Beijinhos para os nossos meninos e para o Vitor.
Para ti um abraço apertado e um beijinho especial da tua
Mammy

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Saozita
Passo pra saber de vc e desejar-lhe que esteja bem junto aos seus... bem como felicitar-lhe pela Pascoela no dia de hoje...
Bjm de paz e pascal

Desnuda disse...

Querida maninha do coração,


Adorei o texto que você sempre edita maravilhosamente bem. Amei os trabalhinhos dos filhos ( eu guardo também rsrs. Alguns pelo tempo se deterioraram, mas ainda há muitos que guardo).

Saozita querida, estava viajando.Desejo que a renovação e a esperança da Páscoa na sua vida pessoal e familiar seja abençoada e próspera.

Beijos com carinho

international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails