05 outubro, 2010

Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social - 1





           Caros e estimados amigos, iniciou-se ontem 4 de Outubro um programa de luta contra a pobreza que estará nas ruas dos Estados-membros da UE ( União Europeia ),  até domingo com diversas iniciativas, como animações, marchas e música, promovidas por organizações não governamentais, no âmbito do Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social, que por sua vez se enquadra no plano do Objectivo do Milénio.

           No próximo dia 6 de Outubro 2010, numa acção denominada, " 24h Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, vão decorrer em simultâneo várias actividades espalhadas pelo País promovidas por diversas Organizações de Solidariedade Social com o objectivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efectivas violações dos mais elementares Direitos Humanos.

           Por uma boa causa me associo ao evento, em consciência colaboro enquanto cidadã e dentro das minhas limitadas e modestas possibilidades. Acredito na boa vontade de todas as organizações não governamenais que se juntaram em parceria e é por toda a gente de boa vontade e porque algo tem de ser feito, que assumo a minha cota parte exercendo o meu dever de colaborar, começando pela disponibilização do meu blogue durante esta semana para a temática da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social. 

Conto com a especial colaboração e ajuda do meu marido, na colocação diária de um post, sem a qual não conseguiria manter uma publicação diária.

           Estão assim convidados todos os meus amigos bloggers a associarem-se a esta luta, que é de todos, por uma sociedade mais justa, igualitária e dignificante da condição humana.

Não acredito na disposição séria dos políticos Europeus e muito menos nos políticos portugueses, daí que este meu trabalho incluirá também a denuncia das medidas que irão aumentar o desemprego e consequentemente a pobreza em Portugal, nos próximos anos!

Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.
 



"A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de factores:
Fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades.

Fatores económicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.

Fatores sócio-culturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população.

Fatores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças.

Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas.

Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político.

Insegurança: guerra, genocídio, crime."  in wikipedia/Pobreza


Consequências da Pobreza


" Muitas das consequências da pobreza são também causas da mesma criando o ciclo da pobreza. Algumas delas são:
Fome.

Baixa esperança de vida.

Doenças.

Falta de oportunidades de emprego.

Carência de água potável e de saneamento.

Maiores riscos de instabilidade política e violência.

Emigração.

Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis.

Existência de pessoas sem-abrigo.

Depressão. " in wikipedia/Pobreza







Este trabalho terá continuidade diária até dia 10 de Outubro.

Bjs

Sãozita

22 comentários:

Edna Lima disse...

Bela iniciativa sua, o apoio a uma causa.
Quando tudo é resultado dos maus governantes
É triste saber da UE tão frágil e Portugal tão lindo com sua história na mesma situação.
Bj grande . Edna.

Amanda Luna disse...

Que linda sua iniciativa, aprabéns, é muito importante ajudarmos seja como for!!!
beijuu
www.sermulhereomaximo.com.br

Sylvia Rosa disse...

Enquanto aguardamos uma solução Divina vamos cada um fazendo sua parte... To com vc e com a Pobreza e a Desigualdade Social...
Bj e boa noite

Valéria Gomes disse...

Estamos há um oceano de distância, mas se eu puder fazer alguma coisa, é só pedir. Que a sua iniciativa sirva de exemplo para muitos outros!!! Parabéns!!!

Beijos de esperança!!!

Deia disse...

Saozita, minha amiga linda e engajada! Tem certeza de que não quer vir morar no Brasil e cuidar de nossas causas? Sua garra, perseverança e persistência são admiráveis, querida menina! Espero que tudo corra como planeja!
Aqui, estou de volta, e por aqui ficarei por algum tempo - os dias estão mais cheios, então só poderei vir visitá-la em curtos períodos, mas não há de ser nada, nossa amizade vence essa barreira!
Como foi de aniversário com a nossa querida Lili? Divertiram-se? Ai, como eu gostava de ter estado com vocês! Ano que vem, sem falta! Beijinhos, Deia.
PS: Querida, fiz, pela primeira vez, um selinho lá no Rumo, e você é uma das presenteadas!

Sonhadora disse...

Minha querida
Uma iniciativa muito louvável, temos que nos ajudar os que estamos no mesmo barco, porque do governo não se espera nada.
estou à disposição.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Marilu disse...

Querida amiga, o Holocausto do novo milênio é a fome e a desigualdade social. Um pequeno número de pessoas detem as maiores riquezas e um enorme número de pessoas nem sequer tem água para beber. Vejo vários documentários dos campos de refugiados espalhados pelo mundo, que quando chega a ajuda humanitária os caminhões são interditados por atravessadores que não deixam chegar ao destino os mantimentos, remédios, etcc...pois eles vendem. Para mim o pior não é quem vende, é quem compra. Pois existem milhares de pessoas, principalmente crianças morrendo a cada segundo de inanição. Parabéns a você Saozita, meu blog está a sua disposição. Beijocas

Marion Lemos disse...

Olá querida Sãozita,
que bela iniciativa, e exemplo para todos nós...
Parabéns!!
Linda semana para você!

Beijos.

Marion

Lina-solopoesie disse...

Saozita .
Grazie della visita e del commento che hai lasciato .
Parole che infondo speranza .

Infatti nella vita ci vuole ottimismo ..Da non dimenticare che , che i sentimenti sono il motivo che ci spinge a sopravvivere e a lottare.

L'odio, l'amore, l'orgoglio, la felicità, il desiderio, la vendetta, la speranza, il dolore, l'insoddisfazione, la tensione, l'apprensione, la curiosità...sono motori.
La vita è il mezzo.
Senza motore, potremmo avere pure il mezzo piu' oliato e spietato che esista, ma niente che ti spinga ad usarlo.

Grazie delle belle parole 6 dolcissima , sono felice di averti conosciuta un bacio Lina

Lina-solopoesie disse...

Saozita.
Gracias por la visita y el comentario que te fuiste.
Las palabras que inspiran esperanza.

De hecho, queremos que el optimismo en la vida .. Y no te olvides que los sentimientos son la razón que nos impulsa a sobrevivir y luchar.

El odio, el amor, el orgullo, la felicidad, el deseo, la venganza, la esperanza, el dolor, insatisfacción, tensión, temor, curiosidad ... son motores.

La vida es el medio.
Sin motor, podemos tener la más nada con aceite y despiadado que existe, pero que te empuja a usarlo.

Gracias por las palabras bonitas 6 dulce, estoy feliz de haber sabido que un beso Lina
P.s
Sé que estás ripetitva Saozita, Por favor la próxima vez vamos a encontrar un traductor para mí será más Facel leer los poemas que escribe tus pensamientos.

Añadir a verte y la noche y estás durmiendo todavía, quiero hacer un hermoso sueño y al despertar se puede llevar a ciaooooo

Ira Buscacio disse...

saozita,

não espero outro posicionamento seu, sempre preocupada com a humanidade. isso é mt generoso.

Te acompanharei.

Bjs

SAM disse...

Querida amiga Sãozita,


fiquei realmente FELIZ com esta postagem de união de todos por todos, que afinal somos um, com nobres objetivos onde cada um terá a oportunidade de buscar, participar e fazer. PARABÉNS! Estou orgulhosa, renovada e esperançosa!

Grande abraço e carinhoso beijo.

José Manuel Marinho disse...

Um bonito gesto, de grande louvor. Tudo de bom.

Valquiria Calado disse...

Olá amiga, linda essa iniciativa, mais e mais pessoas poderiam seguir seu exemplo, parabéns amada e que Deus a bençoi e fortaleça em sua linda missão, bjos.

Amor feito Poesia disse...

De esquecer que um dia eu tive dor e agonia!

Perpetuando sempre esse amor na mente!...

Betânia Uchôa


Saudações Poéticas! Beijos no coração!!M@ria

Pena disse...

Estimada e Fantástica Amiga:
Fico feliz com a notícia extraordinária a que dá vida.
Tudo perfeito na luta contra a pobreza. Muito mais se há-de ter que fazer.
Só dá notícias felizes que revela o seu gigantismo de carácter e interesse pelos mais desfavorecidos.
Quantos beneficiarão?
Há que insistir.
A crise das sociedades tudo justifica.
Excelente.
"Potes" de Beijinhos ao seu valor de ouro puro.
Com respeito e admiração. SEMPRE!

pena

É um Ser Humano muito valioso.
Bem-Haja, pela amabilidade no meu blogue.
Adorei, bem como, a notícia.
É fabulosa.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Saozita
Ficou bom o duplex, escolha você o dia da publicação.
Beijos

Everson Russo disse...

Será incansavel essa luta...beijos de bom dia pra ti amiga.

Lua Nova disse...

Infelizmente, é uma luta que haveremos de travar ainda por muitos anos e não sei se um dia haverá uma remissão completa da pobreza. Aqui no Brasil temos como grande causa dela a má distribuição da renda (uma das piores do mundo) e a corrupção desenfreada nos meios governamentais nas 3 instâncias.
Entretanto, há que se fazer o possível para erradicar a fome e a miséria, mazelas geradoras de outros tantos problemas. Maravilhosa sua iniciativa e coloco-me a sua disposição.
Beijokas.

Mariane disse...

Parabéns pela iniciativa,
te acompanho por aqui!

piedadevieira disse...

Grande e bela iniciativa, querida amiga de além-mar.
Aqui, sofremos também com essa injustiça, mas não há luta contra esse mal. Eles prometem depois esquecem.
Beijos
Ah, obrigada pelo selinho.

Mariazita disse...

Querida amiga Sãozita
Perdoa-me, tenho andado um pouco desatenta, preocupada com assuntos que nada têm a ver...
Vou prestar mais atenção, até porque esta tua iniciativa é altamente meritória, digna de todo o apoio.

Vou agora ler o post seguinte - dois que me tinham escapado :(((

Beijinhos

international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails