05 outubro, 2010

Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social - 1





           Caros e estimados amigos, iniciou-se ontem 4 de Outubro um programa de luta contra a pobreza que estará nas ruas dos Estados-membros da UE ( União Europeia ),  até domingo com diversas iniciativas, como animações, marchas e música, promovidas por organizações não governamentais, no âmbito do Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social, que por sua vez se enquadra no plano do Objectivo do Milénio.

           No próximo dia 6 de Outubro 2010, numa acção denominada, " 24h Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, vão decorrer em simultâneo várias actividades espalhadas pelo País promovidas por diversas Organizações de Solidariedade Social com o objectivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efectivas violações dos mais elementares Direitos Humanos.

           Por uma boa causa me associo ao evento, em consciência colaboro enquanto cidadã e dentro das minhas limitadas e modestas possibilidades. Acredito na boa vontade de todas as organizações não governamenais que se juntaram em parceria e é por toda a gente de boa vontade e porque algo tem de ser feito, que assumo a minha cota parte exercendo o meu dever de colaborar, começando pela disponibilização do meu blogue durante esta semana para a temática da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social. 

Conto com a especial colaboração e ajuda do meu marido, na colocação diária de um post, sem a qual não conseguiria manter uma publicação diária.

           Estão assim convidados todos os meus amigos bloggers a associarem-se a esta luta, que é de todos, por uma sociedade mais justa, igualitária e dignificante da condição humana.

Não acredito na disposição séria dos políticos Europeus e muito menos nos políticos portugueses, daí que este meu trabalho incluirá também a denuncia das medidas que irão aumentar o desemprego e consequentemente a pobreza em Portugal, nos próximos anos!

Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.
 



"A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de factores:
Fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades.

Fatores económicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.

Fatores sócio-culturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população.

Fatores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças.

Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas.

Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político.

Insegurança: guerra, genocídio, crime."  in wikipedia/Pobreza


Consequências da Pobreza


" Muitas das consequências da pobreza são também causas da mesma criando o ciclo da pobreza. Algumas delas são:
Fome.

Baixa esperança de vida.

Doenças.

Falta de oportunidades de emprego.

Carência de água potável e de saneamento.

Maiores riscos de instabilidade política e violência.

Emigração.

Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis.

Existência de pessoas sem-abrigo.

Depressão. " in wikipedia/Pobreza







Este trabalho terá continuidade diária até dia 10 de Outubro.

Bjs

Sãozita

22 comentários:

Edna Lima disse...

Bela iniciativa sua, o apoio a uma causa.
Quando tudo é resultado dos maus governantes
É triste saber da UE tão frágil e Portugal tão lindo com sua história na mesma situação.
Bj grande . Edna.

Amanda Luna disse...

Que linda sua iniciativa, aprabéns, é muito importante ajudarmos seja como for!!!
beijuu
www.sermulhereomaximo.com.br

Sylvia Rosa disse...

Enquanto aguardamos uma solução Divina vamos cada um fazendo sua parte... To com vc e com a Pobreza e a Desigualdade Social...
Bj e boa noite

Valéria Gomes disse...

Estamos há um oceano de distância, mas se eu puder fazer alguma coisa, é só pedir. Que a sua iniciativa sirva de exemplo para muitos outros!!! Parabéns!!!

Beijos de esperança!!!

Deia disse...

Saozita, minha amiga linda e engajada! Tem certeza de que não quer vir morar no Brasil e cuidar de nossas causas? Sua garra, perseverança e persistência são admiráveis, querida menina! Espero que tudo corra como planeja!
Aqui, estou de volta, e por aqui ficarei por algum tempo - os dias estão mais cheios, então só poderei vir visitá-la em curtos períodos, mas não há de ser nada, nossa amizade vence essa barreira!
Como foi de aniversário com a nossa querida Lili? Divertiram-se? Ai, como eu gostava de ter estado com vocês! Ano que vem, sem falta! Beijinhos, Deia.
PS: Querida, fiz, pela primeira vez, um selinho lá no Rumo, e você é uma das presenteadas!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Uma iniciativa muito louvável, temos que nos ajudar os que estamos no mesmo barco, porque do governo não se espera nada.
estou à disposição.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Marilu disse...

Querida amiga, o Holocausto do novo milênio é a fome e a desigualdade social. Um pequeno número de pessoas detem as maiores riquezas e um enorme número de pessoas nem sequer tem água para beber. Vejo vários documentários dos campos de refugiados espalhados pelo mundo, que quando chega a ajuda humanitária os caminhões são interditados por atravessadores que não deixam chegar ao destino os mantimentos, remédios, etcc...pois eles vendem. Para mim o pior não é quem vende, é quem compra. Pois existem milhares de pessoas, principalmente crianças morrendo a cada segundo de inanição. Parabéns a você Saozita, meu blog está a sua disposição. Beijocas

Marion Lemos disse...

Olá querida Sãozita,
que bela iniciativa, e exemplo para todos nós...
Parabéns!!
Linda semana para você!

Beijos.

Marion

Linasolopoesie disse...

Saozita .
Grazie della visita e del commento che hai lasciato .
Parole che infondo speranza .

Infatti nella vita ci vuole ottimismo ..Da non dimenticare che , che i sentimenti sono il motivo che ci spinge a sopravvivere e a lottare.

L'odio, l'amore, l'orgoglio, la felicità, il desiderio, la vendetta, la speranza, il dolore, l'insoddisfazione, la tensione, l'apprensione, la curiosità...sono motori.
La vita è il mezzo.
Senza motore, potremmo avere pure il mezzo piu' oliato e spietato che esista, ma niente che ti spinga ad usarlo.

Grazie delle belle parole 6 dolcissima , sono felice di averti conosciuta un bacio Lina

Linasolopoesie disse...

Saozita.
Gracias por la visita y el comentario que te fuiste.
Las palabras que inspiran esperanza.

De hecho, queremos que el optimismo en la vida .. Y no te olvides que los sentimientos son la razón que nos impulsa a sobrevivir y luchar.

El odio, el amor, el orgullo, la felicidad, el deseo, la venganza, la esperanza, el dolor, insatisfacción, tensión, temor, curiosidad ... son motores.

La vida es el medio.
Sin motor, podemos tener la más nada con aceite y despiadado que existe, pero que te empuja a usarlo.

Gracias por las palabras bonitas 6 dulce, estoy feliz de haber sabido que un beso Lina
P.s
Sé que estás ripetitva Saozita, Por favor la próxima vez vamos a encontrar un traductor para mí será más Facel leer los poemas que escribe tus pensamientos.

Añadir a verte y la noche y estás durmiendo todavía, quiero hacer un hermoso sueño y al despertar se puede llevar a ciaooooo

Ira Buscacio disse...

saozita,

não espero outro posicionamento seu, sempre preocupada com a humanidade. isso é mt generoso.

Te acompanharei.

Bjs

SAM disse...

Querida amiga Sãozita,


fiquei realmente FELIZ com esta postagem de união de todos por todos, que afinal somos um, com nobres objetivos onde cada um terá a oportunidade de buscar, participar e fazer. PARABÉNS! Estou orgulhosa, renovada e esperançosa!

Grande abraço e carinhoso beijo.

José Manuel Marinho disse...

Um bonito gesto, de grande louvor. Tudo de bom.

Valquíria Calado disse...

Olá amiga, linda essa iniciativa, mais e mais pessoas poderiam seguir seu exemplo, parabéns amada e que Deus a bençoi e fortaleça em sua linda missão, bjos.

Anónimo disse...

De esquecer que um dia eu tive dor e agonia!

Perpetuando sempre esse amor na mente!...

Betânia Uchôa


Saudações Poéticas! Beijos no coração!!M@ria

Pena disse...

Estimada e Fantástica Amiga:
Fico feliz com a notícia extraordinária a que dá vida.
Tudo perfeito na luta contra a pobreza. Muito mais se há-de ter que fazer.
Só dá notícias felizes que revela o seu gigantismo de carácter e interesse pelos mais desfavorecidos.
Quantos beneficiarão?
Há que insistir.
A crise das sociedades tudo justifica.
Excelente.
"Potes" de Beijinhos ao seu valor de ouro puro.
Com respeito e admiração. SEMPRE!

pena

É um Ser Humano muito valioso.
Bem-Haja, pela amabilidade no meu blogue.
Adorei, bem como, a notícia.
É fabulosa.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Saozita
Ficou bom o duplex, escolha você o dia da publicação.
Beijos

Everson Russo disse...

Será incansavel essa luta...beijos de bom dia pra ti amiga.

Anónimo disse...

Infelizmente, é uma luta que haveremos de travar ainda por muitos anos e não sei se um dia haverá uma remissão completa da pobreza. Aqui no Brasil temos como grande causa dela a má distribuição da renda (uma das piores do mundo) e a corrupção desenfreada nos meios governamentais nas 3 instâncias.
Entretanto, há que se fazer o possível para erradicar a fome e a miséria, mazelas geradoras de outros tantos problemas. Maravilhosa sua iniciativa e coloco-me a sua disposição.
Beijokas.

Mariane disse...

Parabéns pela iniciativa,
te acompanho por aqui!

piedadevieira disse...

Grande e bela iniciativa, querida amiga de além-mar.
Aqui, sofremos também com essa injustiça, mas não há luta contra esse mal. Eles prometem depois esquecem.
Beijos
Ah, obrigada pelo selinho.

Mariazita disse...

Querida amiga Sãozita
Perdoa-me, tenho andado um pouco desatenta, preocupada com assuntos que nada têm a ver...
Vou prestar mais atenção, até porque esta tua iniciativa é altamente meritória, digna de todo o apoio.

Vou agora ler o post seguinte - dois que me tinham escapado :(((

Beijinhos

international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails