07 outubro, 2010

Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social - ( 3 )


“Toda a pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.”

(Artigo XXV / Declaração Universal Dos Direitos Humanos )






Estatísticas da Fome

            A Terra é actualmente habitada por cerca de 6,7 mil milhões (bilhões) de pessoas.
"Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo, mil milhões ( bilhão ) de pessoas a passam  fome, 30 mil crianças morrem de fome por dia, 15 milhões por ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual, 1,3 mil milhões de pessoas no mundo não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anémicas e estão abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo. A cada dia que passa mais 275 mil pessoas começam a passar fome no mundo."  Márcio Demari ( Planeta de Voluntários )




   
       
         "A partir do primeiro trimestre deste ano, os lucros das empresas dispararam entre vinte a mais de cem por cento ( Financial Times, 10/Agosto/2010, p. 7). Na realidade, os lucros das empresas subiram mais do que antes do início da recessão em 2008 ( Money Morning, 31/Março/2010).
As taxas dos lucros estão a subir em vez de descer, principalmente entre as maiores empresas ( Consensus Economics, 12/Agosto/2010). O acréscimo dos lucros empresariais é consequência directa do agravamento das crises da classe trabalhadora, dos funcionários públicos e privados e das pequenas e médias empresas.
No início da recessão, o grande capital eliminou milhões de postos de trabalho conseguiu recuos dos sindicatos, beneficiou de isenções de impostos, de subsídios e de empréstimos praticamente sem juros dos governos. (...)
          Quando a recessão bateu no fundo temporariamente, os grandes negócios duplicaram a produção com a restante mão-de-obra, intensificando a exploração (maior produção por trabalhador) e reduziram os custos passando para a classe trabalhadora uma fatia muito maior dos encargos com os seguros de saúde e com os benefícios de pensões a aquiescência dos responsáveis milionários dos sindicatos. O resultado é que, embora as receitas tenham diminuído, os lucros subiram e os balancetes melhoraram ( Financial Times, 10/Agosto/2010). Paradoxalmente, os directores-gerais utilizaram o pretexto e a retórica das "crises" oriunda dos jornalistas progressistas para impedir os trabalhadores de exigirem uma fatia maior dos lucros florescentes, ajudados pela reserva cada vez maior de trabalhadores desempregados e sub-empregados como possíveis "substitutos" (amarelos) no caso de acções de protesto. (...) 
Prof. James Petra ( Sociólogo ) in Global Research

          Efectivamente os lucros dos capitalistas estão em crescendo em contrapartida, a miséria e a fome globais aumentam e as metas de desenvolvimento para o milénio  com programa até 2015  nunca mais serão cumpridas e na prática, o que acontece é um agravamento! O que está actualmente a verificar-se é que os detentores do capital, controlam o mundo pelo poder desse mesmo capital, que afinal é quem institui ou destitui governos e por essa via, forjam as respectivas legislações a seu belo prazer de forma a continuarem senhores do mundo para perpectuarem o poder enriquecendo cada vez mais por via da exploração dos trabalhadores. Os políticos, não são mais que serviçais do poder económico!

                                                                        confrontos

36 comentários:

Valéria Gomes disse...

Estou de cá, enviando boas energias para essa iniciativa de grande importância mundial.
Que Deus, esteja à frente de todos nós!!!

Beijos de muito otimismo!!!

Tuca Zamagna disse...

Infelizmente, é assim mesmo que a coisa funciona, Saozita.
A única evolução significativa que o capitalismo gerou foi essa estratégia de evitar que as grandes empresas quebrem com as crises e ainda lucrem mais com elas. E o homem que se dane!

Abraço

Marilu disse...

Querida amiga, que Deus nos ajude nessa guerra contra a fome e a desigualdade social. Todos temos que ter consciência disso. Beijocas

angela disse...

É uma situação terrível e que a continuar assim não pode ter um bom final.
beijos

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

BOM DIA SÃOZITA

VIM TE VISITAR, E GOSTEI MUITO DE TEU BLOOGE.
O PROBLEMA DO MUNDO É SIMPLESMENTE A FALTA DE INSTRUÇÃO DO POVO.
UMA POPULAÇÃO INSTRUIDA NÃO É MANIPULADA PELOS GOVERNANTES.
COM INSTRUÇÃO, O POVO DO 3º MUNDO NÃO TERIA 5 / 6 / 7 OU MAIS FILHOS, E SIM NO MÁXIMO 2.
MESMO EM PORTUGAL, SOMOS MANIPULADOS PELOS ESCROQUES, COM DOSES MACIÇAS DE FUTEBOL, NOVELAS E RELIGIÃO.

É ASSIM O MUNDO, CABE A NÓS MUDA-LO, CABE A NÓS " OS INSTRUIDOS , OS CULTOS " MOSTRAR OS CAMINHOS DA VERDADE.
É UM LONGO CAMINHO, E HÁ MUITOS A CONSPIRAR CONTRA A VERDADE.

O HOMEM POR VEZES TROPEÇA NA VERDADE, MAS LEVANTA-SE E PROSSEGE O SEU CAMINHO ( CAMINHO DE IGNORANCIA ) WINSTON CHURCHIL.

UM BEIJO PARA TI SÃOZITA, EU VOLTO PARA TE VISITAR.

RAMIRO LOPES ANDRADE

A. João Soares disse...

Amiga Sãozita,

Mas é lamentável que os políticos vejam o ser humano apenas como relva de estádio que todos pisam, e que a exploram para lhe sacarem grande parte do produto do seu trabalho, a fim de pagar o enriquecimento de corruptos que entram na política, não com ideias generosas, mas apenas com a ambição do poder pessoal, em toda a sua amplitude material.

Beijos
João
Do Miradouro

Wanderley Elian Lima disse...

Combinado. Vamos publicar dia 11.
Bjux

Sergio disse...

Hola,

que pena que sea solo un día o una semana.
Tiene que ser todos los dias...

Te dejo saludos argentinos,

Sergio.

Vitor Chuva disse...

Olá, Sãozita!

Para que seja criado um milionário, muitos são aqueles que ficam na miséria.É uma expressão antiga, mas que, infelizmente, não perdeu actualidade.
O capitalismo cada vez mais funciona sem regras, à medida que se vai tornando mais poderoso. E como bem se diz no texto, hoje em dia os políticos são pouco mais que paus mandados de quem efectivamente tem o poder.Só nos resta a denúncia, o não nos deixarmos enganar, e encorajar e ajudar todos aqueles que lutam porque nos tornemos numa sociedade ... que seja digna desse nome.

Beijinhos.
Vitor

Andradarte disse...

Ao ritmo a que andamos...acho o tempo
escasso..
Beijo

Zé Povinho disse...

Num ano em que devia ser feito um esforço suplementar para acabar com a pobreza o que fazem os governos desta nossa Europa que se arroga de preocupações sociais?
Eu acredito nas pessoas, mas não em todas, especialmente nos políticos.
Abraço do Zé

Zélia Guardiano disse...

Sãozita
Feliz da vida, por ter recebido sua amável visita, venho agradecê-la e me encanto com seu espaço.
Este post é de extrema importância.
Realmente, para que os milionários vivam no fausto, milhões de seres humanos vivem na miséria. E os governos, dedicados ao mister de fazer os ricos mais ricos ainda e os pobres, paupérrimos...
Lamentável...
Grande abraço, querida!

Linasolopoesie disse...

CIAO Saozita
Prima di chiedere il pc e andare a dormire , sono passata da te per augurarti una notte con tanti sogni belli , e magari domani tu li possa realizzare tutti .
Buona notte Lina

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Excelente post, Sãozita! Parabéns! O curioso é vem ao encontro de uma postgagem que fiz num Blog que tem o meu nome, Galeria, com um vídeo dos direitos humanos + Luther King. (Poucos se importaram e alguns comments podiam incitar à violência, por isso os apaguei).
Beijinho enorme e Bom Fim de Semana, amiga.
Renata

Linda Simões disse...

Sãozita,

ontem, depois de ler o teu post,fiquei com esta música na cabeça e resolvi por no meu blog...




A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação..."

...

tuas postagens sempre tão pertinentes.Uma forma de lutar pela exclusão, desigualdade e toda forma de violência.

Parabéns.

Obrigada pela visita e bom final de semana para ti e família.

Um beijinho,


Linda Simões

Unknown disse...

Boa noite Sãozita,
a fome é um drama mundial, disso ninguém tem dúvidas, os ricos estão cada vez mais ricos e insensíveis aos problemas humanos.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Ana Cavalcantti disse...

Oiiii !
Nossa a desigualdade social é lamentável ! A fome no mundo me dá até angústia, esse tipo de post é bom pra abrir nossos olhos porque acabamos esquecendo de problemas tão graves nesse mundo !
afff....isso é o fim dos tempos credo !
Beijos

José disse...

Olá Sãozita!
É uma triste realidade, enquanto uns morrem à fome, e vivem abaixo do lumiar da pobreza, alguns governantes vâo comprar a Nova Iorque fatos de quarenta e cinquenta mil dolares, isto para não falar noutros que até aviões têm. É um mundo de ladrões.

beijinho,
José

Palavras Vagabundas disse...

Saozita,
muito oportuno seu post, principalmente quando entre outras coisas se discute a pobreza absoluta nesses tempos de eleição no Brasil1
abs cainhosos
Jussara

Maria Rodrigues disse...

Amiga, é realmente uma tristeza vermos uns com tanto e outros sem absolutamente nada.
Tenha um sereno e feliz fim-de-semana.
bjs do tamanho do infinito,
Maria

Anónimo disse...

Sãozita: Todas esse direitos estão escrito na carta Europeia dos direitos do Homem, mas como ves as coisas não funcionam assim os ricos estão cada vez mais ricos eos pobres cadas vez mais na miséria. No tempo do Salazar era o zé povinho que pagava, agora na Democracia, continua o zé povinho a pagar a Crise, ai temos mais uma medidas do Gorverno que continua a tirar os mais pobres.
Beijos
Santa Cruz

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga!

Toda esta triste realidade poderia ser, se não totalmente suprimida, pelo menos fortemente atenuada, assim houvesse verdadeira vontade!!!

Tenho vergonha de viver neste Mundo, neste Século e nesta Miséria Humana!

Beijinhos

O Profeta disse...

E eu, neste palco
Pinto mil e uma emoções
Luzes, as pancadas de Molière
O aplauso, tantos sorrisos, contradições

Inquieta alma esta
Vivendo entre a o amor e a dor
Voando para além do sonho
Nas asas de um viajante Açor


Doce beijo

Uriel disse...

Hinei ma tov umanaim
Shevet achim gam yachad

[Quão bom e agradável é
Que irmãos vivam em comunhão]


http://www.youtube.com/watch?v=iq_qT6lvYpk

Ótimo domingo pra você.
Deus seja contigo.

Cris de Souza disse...

Essa bandeira é válida!

Um beijo de bom dia.

(Agradeço sua visita, o trem da lira é nosso)

Graça Pereira disse...

Sãozita
O teu post é oportuno e verdadeiro!
Os poderosos protegem-se e criam leis absurdas que os favorecem...
Morrem uns quantos? Melhor! TRaduzido em cifrões, quanto encaixo na minha conta? É assim que eles pensam... Uma vida a mais ou a menos , o que é isso para um planeta que tem biliões?
Enquanto não houver uma conscencialização de mentalidades , de atitudes e até de corações...a pobreza de muitos aumentará na proporção da riqueza de uns quantos.
Mas lutemos, façamos campanhas e louvemos aqueles que como tu...fazem posts destes... OBRIGADA!
Beijos
Graça

Mariazita disse...

Minha querida Sãozita
Continuas com a tua louvável campanha, alertando para o enorme flagelo da humanidade que é a pobreza.
Uma verdade que ninguém pode negar é que os ricos cada vez estão mais ricos. À custa de quem???

Vou agora ver o post seguinte.

Uma noite serena. Beijitos da tua
Mamy

Mariazita disse...

Amiguinha
Para veres como anda a minha cabeça...
Quando entrei aqui no teu blog fiquei convencida que havia outro post além deste :)))
Não ligues, que isto passa :)))

Amanhã vou ao hospital às 2 horas (temos que lá estar a essa hora); depois de voltar tlefono-te.

Beijinhos grandes, filhotinha do meu coração. Até amanhã.

Deia disse...

Minha querida Saozita, aqui pelas minhas terras vemos a miséria muito de perto,lado a lado com carros importados. O governo faz muito pouco, afinal colocam em seus bolsos boa parte do dinheiro que deveria ser gasto em obras para a população. E nossas crianças ainda morrem de desidratação... Um beijo, belo alerta!
Deia

Lau Milesi disse...

Bom Dia, com licença. Cheguei aqui através do amigo Wanderley e de sua parceria com ele, que, por sinal, resultou num belo poema. Parabéns!
Quanto o post, é importantíssimo trazer um assunto de tamanha relevãncia para todos e ignorado por muitos.Outro parabéns!
Queira Deus que um dia possamos dizer que não há mais fome no mundo.


Um abraço amigo

Rogério G.V. Pereira disse...

Mantenha
essas bandeiras
elevadas
e firmeza na denúncia!

(é não só um post generoso como necessário...)

Beijo

Se não assinou, ainda vai a tempo
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N3117

Luna disse...

esta tudo dito no teu poste, é simplesmente revoltante, não sei onde os que mais precisam vão parar
Bj

Uriel disse...

As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
Ame-as MESMO ASSIM.

Se você tem sucesso em suas realizações,
ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Tenha sucesso MESMO ASSIM.

O bem que você faz será esquecido amanhã.
Faça o bem MESMO ASSIM.

A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
Seja honesto MESMO ASSIM.

Aquilo que você levou anos para construir,
pode ser destruído de um dia para o outro.
Construa MESMO ASSIM.

Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
Ajude-os MESMO ASSIM.

Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

Uma noite de paz pra você....

Deus seja contigo

http://www.youtube.com/watch?v=kaT_2KiAU3A&feature=player_embedded

Geisa Machado disse...

Oi querida amiga!
Este seu post, além de ser um alerta, é também um apelo. Apelo pra consciência de cada um de nós.
Infelizmente eu não consigo ver uma saída pra esta situação, pelo menos não a curto prazo. Os maiores interessados em que este consumismo desenfreado continue são aqueles que detém o poder e com certeza não vão parar de ganhar fortunas para cuidar da miséria humana. Eles só vão parar quando forem afetados também.
Pra mim o que precisa é conscientizar o povo, para que ele deixe de ser manipulado. Ele precisa deixar de esperar que os governos tomem estas decisões e começar a agir por conta. Se o povo soubesse a força que tem a história seria outra.
E o seu joelho melhorou? Vc descobriu, através dos exames, o que aconteceu? Espero e desejo que não tenha sido nada grave e que vc já esteja recuperada.
Bjussss

Unknown disse...

Sãozita,
estes números são assustadores. Tanta fome no mundo e outros a estragar alimentos e a deita-los fora.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Adelaide Mesquita disse...

Olá Sãozita!
Não tenho vindo comentar mas tenho vindo ler.
Há coisas que realmente eu não consigo compreender. Porque é que se esta crise se desencadeou segundo dizem pelas falcatruas e abusos dos Bancos, porque é que continua tudo na mesma sem controle nenhum?
E porque é que em vez de aumentarem o IVA não cortam drásticamente em despesas absolutamente desnecessárias?
E porque é que não acabam de uma vez por todas com a profissão de político?
E porquê? E porquê? E porquê?
Porque é que há tantos porquês e nenhum tem resposta?
Bjs

international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails